A recente classificação à categoria de Património Histórico-cultural de oito monumentos e sítios existentes nos arredores dos municípios dos Gambos e Humpata, na província da Huíla, criou condições jurídicas necessárias para assegurar a preservação, conservação e manutenção face às variações climáticas, presença humana e outros factores que degradam o meio.
Os monumentos classificados, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, pelo Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, são o Angola Cuba, Bunker dos ex-militares das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), e edifício da Igreja Católica do Tchihepepe, situado no município dos Gambos. Constam, também, três cemitérios Bowers, gruta da Leba, que continua a manter a performance original. Com a elevação desses oito monumentos à categoria de Património Histórico-cultural, a província da Huíla passa agora a contar com 22 monumentos classificados dos 200 inventariados até ao momento.
Osvaldo Lunda, Director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, explicou à imprensa que os monumentos classificados entram consecutivamente na grelha de visitas a nível da província, assim como começam a atrair mais turistas, por serem áreas virgens, nunca conhecidas pelo público, sobretudo de outros pontos do país e estrangeiro. Já a Luísa Kaputo, Directora da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do município do Lubango, que presidiu o acto, apelou aos cidadãos a cooperarem mais nas acções relacionadas com a preservação do património histórico e turístico com vista a manter a preservação da imagem credível e atraente que têm despertado a atenção de todos. Disse também que o património histórico, sendo um bem irrenovável, merece cada vez mais a valorização, sobretudo dos jovens, por serem a nova vaga que começa a tomar contacto com as maravilhas naturais da cidade.
Fonte: Site do Jornal de Angola