A Ministra da Educação, Erika de Carvalho, defendeu em Londres a literacia digital como instrumento essencial no combate à desinformação, durante a participação de Angola no Education World Forum 2026, EWF. O encontro internacional decorre entre 17 e 20 de maio e reúne responsáveis governamentais da área da educação de mais de 100 países, sob o lema “Educando para um futuro compartilhado: Paz, Planeta, Propósito e Caminhos”.
Durante a sua intervenção na sessão paralela “O Desenvolvimento da Literacia Digital em Tempos de Divisão”, a governante destacou que o reforço do sistema educativo é a resposta mais sólida e duradoura para enfrentar os desafios da desinformação. Sublinhou ainda que, embora a legislação seja importante, é a escola que desempenha o papel central na formação de cidadãos mais críticos e preparados para o ambiente digital.
Na ocasião, a ministra, apresentou igualmente dois projectos estruturantes em curso em Angola no domínio da transformação digital da educação: o Projecto Escola Digital, que prevê a formação de 1.000 professores e a digitalização de currículos em 10 províncias, e o Projecto Educação Digital, que vai modernizar 1.100 escolas em todo o país, incluindo unidades em zonas sem electricidade, que serão equipadas com sistemas de energia solar.























































