A Ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, participou no encerramento do World Health Summit Regional Meeting 2026, realizado de 27 a 29 de Abril, em Nairobi, Quénia. O encontro reuniu mais de 2.300 participantes, entre decisores políticos, especialistas e parceiros internacionais, para debater o reforço dos sistemas de saúde em África, com enfoque no financiamento sustentável, combate a doenças e resiliência sanitária. A inovação, a transformação digital e a cooperação internacional foram apontadas como pilares essenciais para alcançar a cobertura universal de saúde.
A sessão de encerramento contou com a presença do Vice-Presidente do Quénia, Kithure Kindiki, do Ministro da Saúde, Aden Duale, e do Presidente do World Health Summit, Axel Pries. Após o evento, a delegação angolana iniciou uma jornada técnica no Ministério da Saúde do Quénia, liderada por Job Monteiro, para aprofundar a cooperação bilateral, sobretudo na formação de recursos humanos.
Durante os encontros, foram analisadas boas práticas do sistema queniano, incluindo o modelo de atenção primária baseado em redes comunitárias e soluções digitais para gestão de pacientes, medicamentos e vigilância epidemiológica.
A delegação visitou ainda a Kenya Medical Supplies Authority, referência na gestão logística de fármacos, e o Kenya Public Health Emergency Operations Center.
A participação de Angola reforça o compromisso com a modernização do sistema nacional de saúde, apostando na cooperação internacional e na formação de quadros para alcançar a cobertura universal.






















































