O Presidente da República, João Lourenço, inicia hoje uma jornada de campo à província do Cunene, que tem como ponto mais alto a inauguração do Hospital Geral de Ondjiva.
O complexo hospitalar, a ser hoje inaugurado, homenageia o saudoso general das Forças Armadas Angolanas (FAA) Simione Mucune, que era natural desta província do extremo Sul do país.
De acordo com a informação avançada pelo secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e de Imprensa, o Titular do Poder Executivo conduz, amanhã, o Conselho de Governação Local, que vai juntar todos os governos provinciais e ministros que respondem pelo pelouro do Executivo.
O Conselho de Governação Local é um encontro amplo, onde o estado de cada província é avaliado ao detalhe, com realce para os projectos em curso e do futuro, assim como os constrangimentos encontrados para a materialização de alguns programas.
Segundo o secretário Luís Fernando, o exercício permite ter sobre a mesa a situação real e corrigir os constrangimentos que ameaçam a evolução dos projectos, ao ritmo que o país e os cidadãos esperam.
De recordar que esta reunião do Conselho de Governação Local foi marcada pelo próprio Presidente da República, João Lourenço, há poucas semanas, durante a cerimónia de tomada de posse dos governadores de Cabinda, Cuanza-Sul, Huambo, Lunda-Norte e vice-governadores.
O comunicado realça o facto deste encontro reunir todos os governos provinciais, em particular pelas seis governadoras provinciais, número que eleva consideravelmente as mulheres no quadro da governação angolana.
No domingo, o Presidente João Lourenço segue para o município de Cuvelai, onde está a ser construída a Barragem do Ndue, dentro das iniciativas do Governo para se combater os efeitos da seca na crítica Região do Sul de Angola.
O gigante hídrico vai beneficiar mais de 50 mil famílias e assegurar água para cerca de 60 mil cabeças de gado.