Os ministros das relações exteriores de Angola, Téte António e Rasata Rafaravavitafika, ministro dos negócios estrangeiros do Madagáscar, assinaram esta quinta-feira, em Luanda, um Acordo-Quadro Geral de Cooperação e um acordo de isenção de vistos para passaportes diplomáticos e de serviço.
Os representantes máximos da diplomacia dos dois países, também assinaram um Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas e outro sobre a criação de uma Comissão Bilateral entre os dois países.
Na mesma ocasião foi reforçada igualmente, a cooperação em diversas áreas, com a assinatura de dois memorandos nos setores mineiro, petrolífero e energético, assinados por representantes de cada país.
Os referidos instrumentos jurídicos, que incluem, também, os acordos Quadro Geral de Cooperação e sobre a Criação da Comissão Mista Bilateral, foram testemunhados pelos Presidentes de Angola, João Lourenço, e do Madagáscar, Andry Rajoelina, após um encontro em privado.
Na sequência, os dois estadistas prestaram declarações à imprensa, onde defenderam o incremento das relações de cooperação entre os dois países.
Na manhã desta quinta-feira Rajoelina visitou o Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde prestou homenagem ao Herói Nacional e primeiro presidente de Angola.
O chefe de Estado malgaxe chegou ontem a Luanda, para uma visita de estado de 48 horas, a convite do Presidente da República, João Lourenço.
Na tarde desta quinta-feira, Rajoelina participou de uma Sessão Plenária Extraordinária da Assembleia Nacional.