Bana que será homenageado na 39ª Edição do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas, que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de Agosto de 2023.
Bana nasceu a 5 de Março de 1932, no Mindelo, em Cabo Verde. Dono de um timbre vocal raro e forte, desde tenra idade despertou a curiosidade das comunidades locais do seu país para o seu canto, despertando para um percurso artístico que deu os primeiros passos com algumas atuações em pequenos circuitos de música de Cabo Verde, ao mesmo tempo que trabalha na estiva de Porto Grande. No início da década de 60, já com nome firmado no seu país, é convidado para uma atuação em Dakar, no Senegal, onde passa uma temporada, dedicando-se ao desenvolvimento das suas capacidades vocais e à descoberta de outros estilos musicais.
A sua fama foi galgando sucessivas barreiras, levando-o a interpretar as suas mornas e coladeras, em palcos importantes do Senegal e na rádio nacional do país. Em 1966, junta-se a outros emigrantes cabo-verdianos, como Frank Cavaquinho, Luís Morais (clarinete), Morgadinho (trompete), Jean de Lomba e Tói de Bibia (guitarra) para fundar o célebre agrupamento Voz de Cabo Verde. Depois do primeiro (e modesto) EP do coletivo, aos poucos, na companhia do grupo ou a sós, Bana foi conseguindo atuações noutros locais, particularmente em Portugal, nos Estados Unidos da América e na Holanda. Com o florescimento do seu percurso como cantor, Bana monta, em 1974, um restaurante-dancing na capital portuguesa, o Monte Cara, espaço que se tornaria uma rampa de lançamento para jovens valores da música cabo-verdiana.
As suas sucessivas gravações em disco acabam por tornar-se documentos históricos e, ao fazerem dele um intérprete especial da música africana lusófona, conferem-lhe um estatuto que, entre outras coisas, chegou a render-lhe breves aparições na Sétima Arte, em filmes europeus. Além de Lisboa, e do seu Mindelo, sua terra natal, a Holanda torna-se uma pátria adoptiva. Acumulando diversas distinções honrosas no seu país, com algumas condecorações presidenciais.
Bana, faleceu no dia 13 de julho de 2013, no Hospital de Loures, em Portugal, vítima de doença prolongada.
O festival é realizado desde 1984, na praia da Baía das Gatas, em Cabo Verde, pela Câmara Municipal de São Vicente.