Você já ouviu falar sobre a história da saia? Sempre presente no guarda-roupa, ela é uma das peças mais antigas do mundo e queridinha da moda, passando por diversas reinvenções até chegar no modelo que conhecemos hoje.
Trouxemos um conteúdo para te mostrar como aconteceu o surgimento e a evolução da saia, explicando um pouco mais sobre ela. Ficou curioso? Continue lendo o conteúdo abaixo.
Há quem pense que a saia é uma invenção recente. Porém, um tipo de antepassado da peça já era utilizado desde o período Mesolítico, por homens e mulheres das cavernas, como forma de proteger o corpo. Diferente dos modelos que conhecemos hoje, esse tipo de peça era amarrada na cintura e feita com peles de animais.
No entanto, o registro mais antigo da utilização da saia é uma escultura de 3.000 a.C., na Suméria. Os egípcios e os romanos também eram povos que utilizavam a saia como vestimenta. A saia de antigamente era utilizada tanto por homens quanto por mulheres, apenas com variações quanto à modelagem: mais folgada para homens e mais justa para as mulheres.
A partir do século XII, a saia tornou-se uma peça quase exclusiva do guarda-roupa feminino. Utilizada junto dos corpetes, ela ganhou volume, franzidos, caudas e outros detalhes que marcavam a diferença entre indumentárias femininas e masculinas.