O Centro de Nutrição Infantil do Hospital Geral de Benguela (HGB) reportou, este ano, um total de 139 mortes de crianças devido a complicações relacionadas com a desnutrição.
Segundo a enfermeira-chefe da instituição, Alice José, foram atendidas 4.055 crianças com malnutrição no período em análise. Destas, 3.923 necessitaram de internamento e 2.999 receberam alta.
Embora o número de óbitos seja alarmante, Alice José destacou que houve progressos significativos na redução das mortes entre crianças dos 0 aos 5 anos, comparando com o mesmo período do ano anterior. No entanto, a unidade enfrenta dificuldades, como a insuficiência de profissionais, actualmente apenas 11 técnicos estão disponíveis, quando seriam necessários 22 e a falta de cozinheiras para preparar o leite terapêutico.
Luís Vieira, diretor do HGB, reforçou a urgência em aumentar o número de técnicos e melhorar as condições para a preparação e distribuição de alimentação adequada aos pacientes.
A situação em Benguela ressalta a importância de investimentos na saúde infantil e na nutrição, para que mais vidas possam ser salvas e as condições de saúde da população possam ser melhoradas. A comunidade e as autoridades devem unir esforços para enfrentar esse desafio crítico.
Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E em directo no nosso canal do YouTube.