A ministra das finanças anunciou, sem adiantar valor, um financiamento para as linhas de transmissão de energia do Lubango a Moçâmedes.
Vera Daves de Sousa avançou igualmente, que o financiamento é da agência de cooperação internacional do Japão.
Foram mais de 80 reuniões entre estatutárias e bilaterais onde Angola participou com uma delegação chefiada pela ministra das finanças, Vera Daves.
Tratam-se de reuniões de primavera das instituições de Bretton Woods, que arrancaram na passada segunda-feira (15 de abril) e terminaram no passado domingo.
Vera Daves fez o balanço dos encontros onde anunciou sem avançar valores um financiamento no sector da energia.
A ministra mencionou ainda que durante a reunião foram debatidas as melhores soluções para o aperfeiçoamento dos indicadores sociais do nosso país.
Entretanto, o FMI e o Banco Mundial mostraram-se preocupados com a pouca participação dos países africanos nas reuniões.
Além de Vera Daves, a delegação foi igualmente composta pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Tiago Dias, bem como pelo vice-governador do BNA, Pedro Castro e Silva.
As referidas reuniões de primavera têm periodicidade anual e reúnem “responsáveis dos bancos centrais, ministros das finanças e do desenvolvimento, deputados, empresários do sector privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos” visando o debate das perspectivas económicas mundiais, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento económico e a eficiência de apoios.