Todas as condições estão criadas para a inauguração, esta sexta-feira, do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço.
As equipas no Local garantem que está tudo à postos para que a inauguração da infraestrutura aconteça mesmo amanhã, como está previsto.
Ao jornal de Angola, um engenheiro que dirigia uma equipa de técnicos que faziam os últimos acertos para a abertura do novo empreendimento disse que o aeroporto, baptizado com o nome do primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto, está ao nível dos grandes aeroportos de África, Ásia, Pacífico e até mesmo da Europa ou América, tendo em conta a arquitectura panorâmica enorme e duradoura concebida.
Dentre os vários aspectos exigidos internacionalmente e que o novo aeroporto tem, frisou, consta a disponibilidade de internet, a comunicação fluída em várias línguas, sistemas de segurança e evacuação eficiente, em caso de emergência, além da oferta de serviços vitais e culturais, nomeadamente salas de amamentação, oração e posto de primeiros socorros.
Relativamente ao processo de check-in e verificação de bagagens, o engenheiro elucidou que a infraestrutura que suporta o Aeroporto Agostinho Neto vai funcionar de forma rápida e eficiente, proporcionando comodidade aos passageiros.
Há quem possa considerar que o NAIL se encontra bastante distante do centro da cidade. Mas o engenheiro afirmou que a localização geográfica do novo Aeroporto de Luanda foi projectada de acordo com as orientações cartográficas, geológicas e meteorológicas, factores que vão influenciar o funcionamento daquela “imponente obra nacional”.
“Sem querer exagerar ou interferir noutras áreas de engenharia envolvidas na construção e apetrechamento da infraestrutura, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho recebeu, em termos de equipamentos e engenharia, tudo o que é recomendado internacionalmente”, garantiu.
Numa primeira fase, o NAIL vai receber voos de carga. A previsão é que sejam transportadas 130 mil toneladas de mercadoria por ano.
Os voos para passageiros começam apenas no primeiro trimestre do próximo ano, mas apenas com as ligações domésticas, estando o início do tráfego internacional de passageiros previsto para o terceiro trimestre do mesmo ano. A partir daí, o Novo Aeroporto Internacional de Luanda prevê movimentar 15 milhões de passageiros por ano, dos quais 10 milhões nos voos internacionais e cinco milhões no segmento doméstico.
O volume é cinco vezes superior ao tráfego do 4 de Fevereiro, que apesar do surgimento do NAIL, vai continuar a servir para voos especiais, fretados e de carga, bem como atender eventuais constrangimentos do novo aeroporto.
A abertura gradual ocorre por razões de segurança, testes, certificação e treinamento de pessoal, para avaliar a demanda real, procedimentos que ajudam a minimizar riscos e garantir uma transição suave para a operação completa.