Morreu o General de Exército, João Luís Neto, vulgo “Xietu”, vítima de doença. Estava internado numa clínica em Luanda. Tinha 81 anos. Nasceu a 8 de Fevereiro de 1944 em Icolo e Bengo.
Xietu, era o seu nome de guerra. Foi dos mais destacados guerrilheiros do MPLA. Combateu na primeira, segunda e terceira regiões abertas pelo MPLA. Em 1968 estava na Frente Leste, onde foi Comandante de Zona e depois Chefe do Estado Maior da Frente Leste. Assinou como comandante de coluna, a acta da proclamação das FAPLA a 1 de Agosto de 1974, da qual foi o seu primeiro Chefe do Estado-Maior-General. No célebre congresso de Lusaka estava ao lado de Agostinho Neto.
Já membro do CC do MPLA, integrou a honrosa delegação do partido, chefiada por Agostinho Neto que negociou e assinou em 15 de Janeiro de 1975, os Acordos de Alvor, sul de Portugal, com o governo português, UNITA de Savimbi e FNLA de Holden Roberto. Dirigiu as FAPLA na operação Savana que impediu as tropas sul-africanas de atingir Luanda antes da proclamação da independência.
O General João Luís Neto “Xietu”, após a independência duramente conquistada, mereceu a confiança de Agostinho Neto, o comandante em chefe, para continuar como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Populares de Libertação Nacional, vulgo FAPLA.
A TV ZIMBO endereça aos familiares e amigos, os profundos sentimentos de pesar.
