A Vice-presidente da República de Angola, Esperança da Costa, defendeu a necessidade de concluir o levantamento, identificação e preservação de bens com potencial para serem classificados como Património Cultural Mundial, durante a 3ª reunião da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, realizada em Moçâmedes, na província do Namibe.
A reunião focou-se em temas como o progresso do projecto de regulamentação do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo e a implementação das recomendações da UNESCO sobre esta cidade, além do estado do Património Cultural no Namibe.
O ministro da Cultura, Filipe Zau, sublinhou a intenção do governo de trabalhar na recuperação da Baía dos Tigres, no Namibe, com vista a tornar-se Património Cultural da Humanidade, e também mencionou a relevância histórica da Cadeia de Bentiaba, ligada à luta pela Independência. A maior parte da atenção foi dada ao desenvolvimento das actividades de recuperação dos sítios históricos em Mbanza Kongo, um trabalho realizado de forma faseada, em função das limitações financeiras.