O Presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu o homólogo angolano no Palácio do Eliseu, destacando a consolidação da parceria estratégica entre França e Angola. Macron sublinhou a renovação do Acordo Geral de Cooperação, em vigor desde 1982, como símbolo do fortalecimento dos laços entre os dois países, coincidindo com o 50.º aniversário da Independência angolana. “Hoje, fazemos actos fortes”, afirmou o estadista francês, destacando acordos em áreas como biodiversidade, segurança alimentar e educação, incluindo um financiamento de 100 milhões de euros para irrigação e a protecção da Palanca Negra Gigante, símbolo nacional de Angola.
Macron enalteceu, ainda, o papel de Angola na busca pela paz em África, especialmente na região dos Grandes Lagos, reafirmando o apoio francês ao Processo de Luanda e ao diálogo como solução para os conflitos. “A prioridade deve ser o diálogo e o respeito pelo território da República Democrática do Congo”, declarou.
A visita inclui ainda avanços na cooperação económica, com investimentos em infra-estruturas como o Corredor do Lobito, e na educação, com a promoção do ensino do francês em Angola. O Presidente francês concluiu afirmando: “A parceria entre França e Angola está mais forte do que nunca.”