O primeiro-ministro do Catar e ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammed ben Abdelrahmane Al-Thani, reuniu-se em Doha com uma delegação do Hamas liderada por Khalil al-Hayya, membro do gabinete político do movimento palestiniano, para debater os esforços de mediação de um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
O encontro, que incluiu discussões sobre os últimos desenvolvimentos das negociações, teve como objectivo alcançar um acordo claro e abrangente para pôr fim ao conflito entre o Hamas e Israel. Embora o Catar tenha sido um mediador frequente em negociações indirectas com a participação dos Estados Unidos e do Egipto, o envolvimento público do primeiro-ministro neste processo é raro.
As negociações estão num impasse, mas Al-Thani afirmou, anteriormente, que a eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA trouxe um “novo ímpeto”, com forte apoio da futura administração norte-americana para alcançar um acordo, que inclui a libertação de reféns ainda detidos pelo Hamas desde outubro de 2023.
Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E em directo no nosso canal do YouTube.