Na sua tradicional mensagem de Natal “Urbi et urbi”, o Papa Francisco dirigiu-se ao mundo com palavras de esperança e preocupação, apelando à comunidade internacional para enfrentar os desafios humanitários que assolam o continente africano.
O Santo Padre destacou, em particular, a situação crítica de várias nações marcadas por conflitos armados, terrorismo e as consequências das alterações climáticas. Durante o seu discurso, o Papa Francisco referiu:
“Que o nascimento do Salvador traga um tempo de esperança às famílias de milhares de crianças que estão a morrer devido a uma epidemia de sarampo na República Democrática do Congo, bem como às populações do leste do país e às do Burkina Faso, Mali, Níger e Moçambique. A crise humanitária que os afecta é causada principalmente por conflitos armados e pelo flagelo do terrorismo, e é agravada pelos efeitos devastadores das alterações climáticas, que provocam a perda de vidas humanas e o deslocamento forçado de milhões de pessoas.
Penso também nos povos dos países do Corno de África, para os quais imploro os dons da paz, da concórdia e da fraternidade. Que o Filho do Altíssimo sustente os esforços da Comunidade Internacional para facilitar o acesso da população civil do Sudão à ajuda humanitária e para suscitar novas negociações em vista de um cessar-fogo”, disse.
Com esta mensagem, o Papa reforça o seu apelo à solidariedade global, exortando os líderes mundiais e as organizações humanitárias a redobrarem esforços para mitigar o sofrimento das populações mais vulneráveis e a promoverem a paz em regiões devastadas por conflitos. A sua mensagem ressoa como um apelo universal para um mundo mais justo e solidário, especialmente num período tão simbólico como o Natal e Ano Novo.
Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E em directo no nosso canal do YouTube.