Charles Dolan, empresário norte-americano, pioneiro da televisão por cabo e fundador da HBO e Cablevision, faleceu este sábado, 28 de dezembro, em Nova Iorque, aos 98 anos, por causas naturais, anunciou a sua família. Dolan, natural de Cleveland e residente em Long Island, Nova Iorque, destacou-se como visionário ao fundar, em 1972, a Home Box Office (HBO), promovida como “a Macy’s da televisão”, oferecendo conteúdos sem intervalos comerciais.
Mais tarde, em 1973, vendeu a sua participação na HBO à Time Inc. e criou a Cablevision, que se tornou uma das principais operadoras de televisão paga nos Estados Unidos. Além da HBO e Cablevision, Dolan foi responsável pela criação da American Movie Classics (1984) e do News 12 Long Island (1986), o primeiro canal regional de notícias a cabo, 24h/24h, nos EUA.
O empresário tinha também participações maioritárias em icónicos espaços e equipas desportivas, como o Madison Square Garden, o Radio City Music Hall, os New York Knicks e os New York Rangers. A sua contribuição marcou o início da revolução da TV por cabo, que abriu caminho a redes como a CNN, Nickelodeon e ESPN.
Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E em directo no nosso canal do YouTube.