A data foi instituída pelas Nações Unidas em 1996, depois da realização do primeiro Fórum Mundial de Televisão que decorreu em 21 de Novembro de 1996.
Em Angola, a televisão nasceu a preto e branco, ainda no tempo colonial. Mas já em 1975, o ano da independência. E estava em regime experimental.
Todavia, a 14 de Dezembro de 2008, terminava o monopólio da TPA, que até então era a única estação de televisão no país, pois nessa data, começavam as primeiras emissões da TV ZIMBO, a primeira televisão privada angolana.
Há 16 anos, a televisão que mudou a televisão constitui uma lufada de ar fresco, pois veio mudar o paradigma televisivo nacional. A nossa caixinha mágica é a número 1. É líder de audiência, a preferida dos angolanos.
Generalista, 24 sob 24 horas, tem programas que fazem a diferença no audiovisual. FALA ANGOLA, CANUCOS ZIMBO, NOSSA TERRA, ZIMBANDO, BLINDADA, REVISTA ZIMBO, imperdível ao domingo, SHOW DA ZIMBO, MARGENS E TRAVESSIAS, DEBATE LIVRE, A TARDE É NOSSA, ELAS E ELES, PROLONGAMENTO, são alguns dos exemplos de programas que preenchem o dia a dia de milhões de angolanos em angola e noutras geografias. Nos bastidores, VITRINE, na vida real, Jornais, estamos presentes para informar, educar e entreter. É assim desde 2008. Esta história é também nossa há 16 anos.
Mas recordemos que a televisão nasceu para entreter em 1926, em Londres, quando um inventor inclinou-se sobre uma confusão de discos de cartão , lentes, motores, etc. O inventor da televisão foi o escocês John Logie Baird. Porém, a televisão continua mágica, excitante, poderosa e insubstituível na informação , educação e entretenimento.
Somos todos ZIMBO e importa a todos. Trazemos emoções, embalamos os diferentes públicos e construímos pontes para o mundo.
TV ZIMBO, diferente para fazer a diferença.
Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E em directo no nosso canal do YouTube.