Os Estados Unidos anunciaram hoje um novo pacote de ajuda militar no valor de 2,5 mil milhões de dólares para a Ucrânia, antes da posse do Presidente eleito, Donald Trump. A vitória de Trump levantou preocupações sobre o futuro do apoio norte-americano à Ucrânia, que enfrenta desafios crescentes contra as tropas russas.
O Presidente cessante, Joe Biden, expressou o seu orgulho ao anunciar esta assistência, afirmando: “Quase 2,5 mil milhões de dólares em assistência de segurança à Ucrânia são essenciais enquanto o povo ucraniano defende a sua independência e liberdade face à agressão russa.”
Este pacote inclui um componente militar de 1,25 mil milhões de dólares, permitindo ao Pentágono retirar rapidamente armas dos seus arsenais e enviá-las para o campo de batalha. Além disso, 1,22 mil milhões de dólares serão financiados pela Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia, que visa adquirir equipamento militar da indústria de defesa e parceiros.
Entre os armamentos incluídos neste novo pacote estão drones, munições para lança-foguetes HIMARS, mísseis guiados oticamente, sistemas antitanque e munições ar-terra, bem como peças sobressalentes.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reafirmou o compromisso do país e de mais de 50 nações em garantir que a Ucrânia tenha os recursos necessários para se defender da agressão russa. O ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, elogiou a ajuda dos Estados Unidos como “inestimável” e um pilar fundamental na luta da Ucrânia.
Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E ao vivo no nosso canal do YouTube.