Pelo menos 80 pessoas foram mortas e mais de 18 mil forçadas a abandonar as suas casas devido a uma escalada de violência entre grupos rebeldes na região de Catatumbo, na Colômbia, um grande centro de produção de cocaína. Segundo a ONU, cerca de mil moradores de “Três Bocas”, uma aldeia fronteiriça, fugiram para a Venezuela para escapar aos intensos confrontos entre o Exército de Libertação Nacional (ELN) e a facção FARC-EMC, que disputam o controlo das rotas de tráfico de droga na região.
“Muitos têm medo dos tiroteios que se iniciaram”, disse Jaime Botero, líder comunitário na cidade de Tibu, próxima da fronteira. “Três Bocas” agora se assemelha a uma cidade fantasma, com os habitantes forçados ao êxodo pela violência incessante.
O presidente colombiano, Gustavo Petro, suspendeu, na sexta-feira, as negociações de paz com o ELN, e acusa o grupo de crimes de guerra. Além disso, anunciou que emitirá um decreto de emergência para acelerar medidas legislativas destinadas a resolver o conflito.