A Bélgica tornou-se-á o primeiro país da União Europeia a proibir cigarros electrónicos descartáveis. A medida que entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2025, foi anunciada pelo ministro da Saúde daquele país, Frank Vandenbroucke. Segundo o governante, esses dispositivos representam um risco para a saúde dos adolescentes, que podem ser facilmente atraídos para o consumo de nicotina, além de causarem danos ambientais devido ao descarte de plástico, baterias e circuitos electrónicos.
“Os cigarros eletrónicos contêm frequentemente nicotina, que é viciante e prejudicial à saúde. Isto é um facto”, afirmou o ministro, acrescentando que vaporizadores reutilizáveis podem ser uma alternativa útil para fumantes que desejam largar o vício.
Além de enfrentar críticas por questões ambientais, a proibição foi bem recebida até por alguns comerciantes do sector, como Steven Pomeranc, proprietário da Brussels Vapotheque, que defendeu a mudança. “Embora a proibição possa afectar as vendas, existem soluções alternativas, como os sistemas recarregáveis de cápsulas, que são mais sustentáveis e práticos”, explicou.
Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E em directo no nosso canal do Youtube.