A União Europeia aprovou, nesta quarta-feira, 9 de abril, uma série de tarifas retaliatórias contra os Estados Unidos da América, em resposta às taxas impostas pelo governo norte-americano sobre as importações de aço e alumínio do bloco.
A decisão foi tomada após semanas de consultas entre os Estados-membros, a Comissão Europeia e representantes da indústria. As novas tarifas, de 25%, atingem uma ampla gama de produtos norte-americanos, incluindo amêndoas, sumo de laranja, aves, soja, aço, alumínio, tabaco e iates.
Essa é a primeira resposta concreta da UE à guerra comercial desencadeada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, contra diversos parceiros comerciais ao redor do mundo. A lista de produtos afectados foi alvo de intenso lobby entre os países do bloco, preocupados com possíveis retaliações adicionais de Washington.
França, Irlanda e Itália conseguiram retirar o uísque Bourbon da lista de produtos taxados, após Trump ameaçar impor uma tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas europeias.