Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA e Prémio Nobel da Paz, morre aos 100 anos de idade
Jimmy Carter, o 39.º presidente dos Estados Unidos, faleceu este domingo, 29 de dezembro, aos 100 anos, na sua casa em Plains, Geórgia. Carter governou entre 1977 e 1981 e é lembrado pelo seu legado como defensor dos direitos humanos e da democracia.
O filho de Carter, Chip, expressou a dor da família: “Meu pai foi um herói para todos que acreditam na paz e nos direitos humanos.” Durante a sua presidência, destacou-se como crítico das ditaduras na América Latina e enfrentou desafios significativos, como a crise económica e a crise de reféns no Irão.
Carter estava sob cuidados paliativos desde fevereiro de 2023. A Fundação Carter anunciou homenagens em Atlanta e Washington D.C., com detalhes sobre o funeral ainda por revelar.
Antes de ser presidente, foi senador e governador da Geórgia. Após deixar a Casa Branca, fundou a Fundação Carter e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2002. Carter nasceu em 1 de outubro de 1924 e escreveu mais de duas dezenas de livros ao longo da vida.
Reconhecido como um ícone na luta pelos direitos humanos, ele viveu mais do que qualquer outro ex-presidente dos EUA e costumava dizer: “Tive uma vida maravilhosa.”
Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E em directo no nosso canal do Youtube.