A comissária cessante da União Africana para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Josefa Correia Sacko, foi homenageada no sábado, 22 de fevereiro, em Nairobi, pelo Gabinete Inter-Africano de Recursos Animais (AU-IBAR), em reconhecimento ao seu contributo para o desenvolvimento do continente.
O evento de despedida, promovido pelo gabinete técnico especializado, acontece num momento em que a diplomata angolana conclui o seu mandato de oito anos na Comissão da União Africana (CUA), passando o testemunho a Moses Vilakati, antigo ministro da Agricultura, Turismo e Ambiente do Reino de Eswatini, eleito durante a 38.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA. Visivelmente emocionada, Josefa Sacko expressou um sentimento de gratidão e reflexão ao encerrar esta etapa, destacando os desafios e conquistas do seu percurso.
A diplomata realçou o impacto da Cimeira Africana Inaugural sobre o Clima, realizada em Nairobi, bem como da Cimeira sobre Fertilizantes e Saúde do Solo e da recente Declaração de Kampala sobre o Programa Compreensível do Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP). Este último, com um plano de acção de dez anos, servirá de base para a transformação dos sistemas agroalimentares do continente, reforçando a segurança alimentar e promovendo um futuro mais sustentável para África.