O MPLA homenageia os heróis da Baixa de Cassanje, marcando 63 anos desde a revolta de camponeses contra o regime colonial português em 1961. O protesto, motivado pela exploração desumana, foi brutalmente reprimido, tornando-se um símbolo da luta pela Independência de Angola.
Na sua declaração, o MPLA destacou o sacrifício dos camponeses como inspiração para a Luta Armada iniciada a 4 de Fevereiro. O partido reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a unidade nacional e a construção de uma Angola inclusiva sob a liderança de João Lourenço.
“Hoje, 63 anos depois, o Bureau Político do Comité Central do MPLA presta homenagem aos heróis da Baixa de Cassanje e a todos os que sacrificaram as suas vidas pela Independência de Angola. Este é um momento para reflectir sobre a bravura e os sacrifícios das gerações passadas, mantendo vivo o espírito de liberdade e transmitindo às gerações mais jovens o valor da Independência e da Paz duramente conquistada com sangue e sofrimento dos melhores filhos da Pátria”, lê-se no documento.
Com o lema “Paz, Trabalho, Liberdade”, o MPLA apela à continuidade da luta pelo progresso e bem-estar do país.
Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E em directo no nosso canal do YouTube.