O nome Angola é uma derivação portuguesa do termo banto n’gola, título dos reis do Reino do Dongo, uma região que ficava localizada entre o Anzele, Ambaca e Pungo Andongo, onde está localizada actualmente as províncias do Bengo, Cuanza Norte, Cuanza Sul e Malanje.
O termo “Ngola” tem por sua vez raiz no termo “Ngolo“, o que em quimbundo (língua do povo Ambundo) significa “força”, de acordo com o “Ensaio de Diccionário Kinbundu-Portuguez“, em kikongo significa “rigor, força, fortaleza, ou robustez”. Os Portugueses depreenderam assim que o Ngola era aquele que tinha força, aquele que era poderoso.
Apesar de inicialmente o nome e título de Ngola se aplicar somente aos potentados e região ao longo do curso superior dos rios Lucala e Cuanza, o uso do termo passou a aplicar-se a outras regiões e chefes vizinhos que viriam formar eventualmente o núcleo do domínio português na região. Aos chefes Ngola os Portugueses chamavam-nos “Ngola” e à região chamavam as “Terras do Ngola“.
Desde então, as terras vizinhas ao longo dos rios Lucala e Cuanza, sob a tutela dos Ngola e mais tarde conquistadas pelo Colono Português, passaram a ser chamadas e reconhecidas nos mapas e documentos oficiais da época como “Terras do Ngola“, depois como “Terras d’Angola“, e foi assim que surgiu o nome “Angola“.
Fonte:
https://www.novafrica.co.ao/nacional/pesquisa-donde-vem-o-nome-angola/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Angola