Olinda Simeão é a vencedora do Festival da Canção 2023, organizado pela LAC (Luanda Antena Comercial), e também venceu a categoria de melhor letra, tendo recebido um total de 3.500.000 (três milhões e quinhentos mil kwanzas) pela conquista nas duas categorias, sendo três milhões por vencer o festival e 500 mil pela categoria de Melhor Letra.
Domingos Manuel “CC” conquistou o prémio de Melhor Produção e Melhor Voz, com o tema “Monami”. Tomás Baltazar arrebatou o de Melhor Intérprete, com a canção “Heróis Nacionais”, e Lucénia Gomes, o prémio LAC Auditores, com a música “Sakidila Mamã África”, escrita por Nelson Sales.
“Ambiente em Sintonia” foi o tema desta edição que teve como júris Dina Santos (cantora), José Carlos de Almeida (escritor e Presidente do juri), Vladimir Russo (ambientalista), Manuel Quizembo (jornalista) e Tatá de Almeida (compositor) fizeram parte da mesa de juris responsável pela distinção de todas as categorias, excepto a de LAC Auditores que foi da responsabilidade do público.
O Festival da Canção de Luanda é um dos concursos musicais realizados pela Rádio LAC – Luanda Antena Comercial, desde 1998, e tem como objectivo divulgar e promover a música angolana.