O compositor, guitarrista e vocalista da banda canadiana The Band, Robbie Robertson, morreu aos 80 anos em Los Angeles, vítima de “doença prolongada”, disse o empresário do artista, Jared Levine, em comunicado divulgado na quarta-feira à imprensa norte-americana.
“Robbie estava rodeado pela família no momento da sua morte“, acrescentou Jared Levine, sem fornecer mais detalhes sobre a sua doença.
Robbie Robertson, nascido em Toronto, em 1943, conduziu o grupo canadiano-americano The Band até ao auge do rock, nos anos 1970, com êxitos como “The Weight” e “The Night They Drove Old Dixie Down”, tendo também colaborado assiduamente com Bob Dylan e com o realizador Martin Scorsese.
A banda, que começou por se chamar The Hawks e ficou conhecida por ser a banda de abertura de Bob Dylan nas suas digressões “Going Electric”, em 1965 e 1966, incluía os canadianos Rick Danko, Garth Hudson e Richad Manuel, bem como o americano Levon Helm.
Em 1968, os elementos do grupo mudaram-se para Nova Iorque e assinaram contrato com a Capital Records para lançarem os seus dois primeiros álbuns, “Music From Big Pink” e “The Band”, que tomaram de assalto a indústria, influenciando nomes como Eric Clapton.
O seu impacto foi tal que, no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, voltaram a colaborar com Dylan e a acompanhá-lo em festivais famosos, como o de Woodstock, o que os posicionou entre a elite do rock norte-americano.
No entanto, os problemas de dependências de vários membros do grupo fizeram com que, em meados dessa década, a banda tivesse sérios problemas internos e o próprio Robbie Robertson dissolveu o grupo.
A partir de 1980, o guitarrista e cantor de The Band focou-se no seu papel de compositor, estabelecendo uma relação próxima com Scorsese e participando na supervisão musical de filmes como “O Touro Enraivecido”, “Gangs de Nova Iorque”, “Shutter Island”, “O Lobo de Wall Street” e “O Irlandês”.
Juntamente com os seus companheiros de banda, Robertson foi incluído no “Canadian Music Hall ofFame”, em 1989 e no “Rock and Roll Hall of Fame”, em 1994.
Já este ano, Robbie Robertson ainda chegou a trabalhar no novo filme de Scorsese, “Killers of the Flower Moon” – a sua 14.ª colaboração – que será lançado a 20 de outubro.
Robbie Robertson dedicou também os seus últimos anos de vida a escrever as memórias, ao seu amor pela pintura e a reeditar o catálogo de The Band.