Em Luanda, o Ministro da Cultura, Filipe Zau, anunciou que a formação e capacitação dos recursos humanos será uma prioridade para 2025. Durante uma cerimónia de fim-de-ano, sublinhou a necessidade de alinhar as competências dos profissionais com as exigências do sector cultural.
“Na era do conhecimento, o que hoje é novidade rapidamente se torna obsoleto. Por isso, é crucial mantermos o foco na formação contínua”, afirmou Filipe Zau, destacando a importância de boas práticas laborais.
Entre os projectos para o próximo ano estão a futura Biblioteca Nacional de Angola, o Museu da Resistência e o Museu de Arte Contemporânea, todos no novo Bairro Cultural da antiga praça “Roque Santeiro”. O Cine-teatro Tropical também será requalificado fora do Orçamento Geral do Estado.
O ministro ainda mencionou iniciativas para recuperar fortalezas históricas e esforços para incluir o Semba na lista da UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. Filipe Zau desejou um ano produtivo em 2025, ano em que Angola celebra 50 anos de independência.
Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E ao vivo no nosso canal do YouTube.