Sob o lema “Celebremos a Nossa Arte, Preservando o Património Cultural Ancestral e a Cidadania Africana“, a segunda edição é uma homenagem a Mestre Kituxi, líder fundador do agrupamento “Kituxi e os seus acompanhantes”, fundado na década de 80. Com quatro obras discográficas publicadas, o grupo é considerado como sendo um dos grupos nacionais com mais actuações a nível internacional, inicialmente formado por Chico Açucareiro, no mukindo, Inó Gonçalves, na ngoma solo, Antoninho “Partos Cornos”, na ngoma base, Adãozinho, que substituiu Manuel Baptista Manuelito, na dikanza e na voz principal, hungu, kissanje e puíta. Sem esquecer que também fizeram parte Zé Fininho (dikanza), Raúl Tolingas (tambor baixo), Nando Francisco (mukindu) e Jorge Mulumba (voz principal, hungu e puíta).
“Festival Balumuka – Baluarte da Música Angolana” vai albergar mais de 25 grupos de música tradicional angolana oriundos de várias províncias do país, para celebrar a cultura nacional com concertos, exposições, fóruns, oficinas, entre outros. A segunda edição vai realizar-se de 24 a 28 de Maio, no Palácio de Ferro das 10h00 às 20h00.
Este evento é dedicado à música de raiz angolana e visa à valorização dos artistas e instrumentos que marcam esta corrente rítmica. Resulta da parceria entre o músico, compositor e pesquisador cultural, Jorge Henriques Mulumba e a Produtora Onart.