A primeira fase de modernização do Porto de Luanda, que envolveu um investimento superior a 250 milhões de dólares, promete melhorar substancialmente a capacidade logística do porto, impulsionando a competitividade e fomentando o crescimento económico nas regiões Central e Ocidental de África.
A afirmação foi feita pelo Secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, durante a cerimónia de entrega oficial do Terminal Polivalente do Porto de Luanda, operado pela Unicargas, à Ad Ports Group, a nova gestora privada do terminal. Rui Carreira destacou a importância da parceria estratégica entre as partes envolvidas, que visa transformar o Porto de Luanda numa infraestrutura moderna e adaptada às necessidades do mercado global.
O presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Alberto Bengue, revelou que o projecto prevê um aumento significativo na capacidade de recepção de carga, com uma previsão de movimentação superior a 30 milhões de toneladas nos próximos 10 a 15 anos. Durante o evento, foram assinados três acordos formais entre as partes, incluindo o Ministério dos Transportes, a Unicargas e a AD Ports Group, com o objectivo de dar início às obras de modernização e expansão do terminal.