O número de mortos devido aos incêndios no sul da Califórnia subiu para 25, enquanto 24 pessoas continuam desaparecidas, a maioria no incêndio de Eaton, no nordeste de Los Angeles. Com o risco de novos focos de incêndio devido aos ventos de Santa Ana, que podem atingir mais de 100 km/h, o Serviço Meteorológico Nacional alertou para um “perigo extremo de incêndios” esta quarta-feira, especialmente no Vale Simi e em Thousand Oaks.
As autoridades locais reforçam que, apesar de uma ligeira diminuição na intensidade dos ventos em comparação com a semana anterior, a situação continua crítica para mais de 6 milhões de pessoas.
O Departamento de Saúde Pública do Condado de Los Angeles sublinhou os riscos para a qualidade do ar devido às cinzas e poeiras, recomendando que a população permaneça em casa com janelas fechadas e utilize purificadores de ar ou aparelhos de ar condicionado no modo de recirculação. Grupos vulneráveis, como crianças, idosos, grávidas e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, devem tomar cuidados redobrados, enquanto quem precisar de sair deve usar máscaras e óculos de proteção.