O presidente da Rússia, Vladimir Putin, manifestou abertura para negociar o fim do conflito com a Ucrânia, sugerindo que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderia actuar como mediador. Durante a sua tradicional conferência de imprensa anual, onde faz um balanço do ano, Putin indicou que as negociações poderiam começar a partir de 20 de janeiro de 2025, quando Trump regressar à Casa Branca. No entanto, destacou que tanto a Rússia, como a Ucrânia, teriam de fazer concessões significativas para que as negociações sejam bem-sucedidas.
Putin também afirmou que as tropas ucranianas estão a chegar a um ponto de exaustão e que, em breve, a vontade de continuar a luta poderá diminuir.
A Rússia acredita que está perto de alcançar os seus objectivos militares, embora não tenha especificado quais. A invasão da Ucrânia foi justificada pela Rússia como uma necessidade de “desnazificar” o território ucraniano e libertar regiões como Donetsk.
Assim, levantam-se expectativas de que, eventualmente, possam ser feitas concessões territoriais por parte da Ucrânia, algo que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, rejeita firmemente.
Saiba mais em www.tvzimbo.ao
E em directo no nosso canal do YouTube