O bureau político do comité central do MPLA, com profunda dor e consternação, tomou conhecimento da morte do de Henrique de Carvalho Santos “Onambwe”, ocorrida no dia 15 de Outubro de 2023, na República Portuguesa, por doença, aos 83 anos de idade.
O camarada Henrique de Carvalho Santos nasceu em Porto Amboim, no dia 5 de Maio do ano de 1940.
Casado e pai de seis filhos, também conhecido por Henrique Santos “Onambwe” ou simplesmente comandante “Onambwé”, frequentou o liceu Salvador Correia.
Iniciou a sua formação superior em Portugal, no curso superior de geologia.
Em 1961, fez parte do grupo da chamada “fuga dos cem”, estudantes angolanos e de outras então colônias portuguesas, que assumindo as suas convicções independentista, fugiram de Portugal para abraçar a justa causa da libertação e independência de seus países.
Já integrado na luta libertadora liderada pelo MPLA, o camarada “Onambwe”, foi bolseiro na Alemanha, onde recomeçou os estudos, tendo-se formado em engenharia na universidade de Heidelberg.
Fez treino militar em 1963 em El Kasbatadla no Reino de Marrocos.
Em 1964, seguiu para Cuba com bolsa do MPLA, tendo concluído a licenciatura em geologia, na universidade de Havana, Cuba.
Na pátria socialista de Cuba, fez igualmente treino e formação militar.
Regressado a Angola, e como combatente do MPLA, foi chefe de artilharia e em 1971 foi nomeado adjunto do comando da sub – região Norte da terceira região militar constituída pelo território do Moxico, Leste de Angola, que incluía as zonas A, B e E, formada em Junho de 1971.
O camarada “Onambwe” foi mais tarde nomeado comandante de uma coluna com a missão de operar na sub – região Sul .
Participou no congresso do MPLA realizado em Lusaka e em Setembro de 1974, na conferência inter-regional, onde foi eleito membro do comité central e membro do estado maior da frente Leste.
Com a sua morte, o MPLA perde mais um militante consequente e mais um pilar do seu alicerce histórico.
O bureau político do comité central do MPLA, reconhecendo a obra do malogrado, expressa à família enlutada os mais profundos e sinceros sentimentos de pesar.