Buba Nvula Dala Mana, soberano do reino do Ndongo, morreu sexta-feira, 8 de Setembro de 2023, aos 101 anos, vítima de doença, na sua terra natal, município de Marimba, em Malanje.
O secretário do rei, Moisés Dala Mana, disse que o Governo Provincial tudo fez para a recuperação do rei, mas mesmo assim não foi possível, porque o destino e a idade assim o quiseram.
O rei Cabombo, que esteve no poder do reino há 30 anos, mereceu destaque das suas qualidades pessoais de homem humilde, conselheiro e humanista. Deixa sete mulheres, 45 filhos e 150 netos. A sua corte é composta por 150 membros. Por enquanto, ainda é desconhecido o futuro sucessor do soberano, pois tudo vai depender das conclusões que sairão de um encontro da família real.
O óbito decorre em simultâneo na sua residência no bairro da Catepa e no sector de Cabombo.
Após o anúncio da sua morte, várias entidades do Governo Central e provincial de Malanje enviaram mensagens de condolências à família, como é o caso ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, e dos administradores de Marimba, João Manuel, do ex-administrador do Kunda dya Base, e do director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Veloso Dala.
Fonte: Jornal de Angola