A 80.ª edição do Festival de Veneza começa esta hoje, dia 30 de Agosto e vai terminar no dia 9 de Setembro. Este é, por tradição, o evento cinematográfico que faz arrancar a temporada de outono e que conduzirá aos inevitáveis prémios de cinema entre final deste ano e o início do próximo – até desembocarem nos desgastados Óscares.
Apesar da greve conjunta de atores e argumentistas que ainda decorre nos Estados Unidos, muitas estrelas do cinema de Hollywood não viajaram para Veneza, Itália, a fim de promover os seus filmes. Adam Driver, Caleb Landry Jones, Mads Mikkelsen e Jessica Chastain são alguns dos atores que vão posar para as objetivas dos fotógrafos e falar sobre os seus filmes.
Da seleção oficial, tanto em competição como em funções laterais, consta uma extensa lista de realizadores consagrados onde as biografias parecem estar na moda. Sofia Coppola com a vida de Priscilla Presley, Michael Mann com Enzo Ferrari, Bradley Cooper com o maestro Bernstein. Até Pablo Larraín apostou numa versão vampiresca do ditador Pinochet, outra personagem da história recente.
Entre os previstos, só “Challengers”, de Luca Guadagnino, a trama romântica passada no mundo do ténis saiu do alinhamento porque o estúdio não quis prescindir da presença de Zendaya. Filme de abertura, foi substituído pelo bem menos mediático “Comandante”, do italiano Edoardo de Angelis.
Fora de competição, Woody Allen estará presente com o seu “Golpe de Sorte”, rodado com um elenco francês. Já Roman Polanski prefere delegar no elenco de “O Palácio” a responsabilidade de promover a estreia mundial de uma história que decorre numa estância exclusiva nos Alpes suíços.
Wes Anderson, Richard Linklater e Ava Duvarnay, são outros nomes que garantiram presença.
Fonte: Site Filmspot.pt