A Fundação Arte e Cultura realiza a exposição colectiva “Muximanas: Pintando Sonhos”. A mesma se encontra aberta ao público até quarta-feira, dia 30 de Agosto na Galeria Tamar Golan, em Luanda.
Com o objectivo de defender a integração artística de crianças e adolescentes do sexo feminino residentes no Centro de Acolhimento Mama Muxima. A iniciativa de carácter social, Segundo Xavier Narciso, o coordenador, tem como intuito permiti-las, exprimirem-se através da pintura.
São num total de 13 expositoras que aqui se estrearam e mais de 50 obras dadás a conhecer ao público que retrataram os seus pensamentos e sentimentos enquanto moradoras de um centro de acolhimento. O Coordenador explicou que, o projecto foi desenvolvido por Andressa Tavares, psicóloga, que pretendeu conhecer o impacto da expressão artística no bem-estar mental, com a finalidade de fomentar a expressão do ‘mundo interno’ das jovens artistas, na qual utilizam os princípios da liberdade de expressão, aceitação e integração dos conteúdos expressos nas obras expostas.
Segundo o coordenador, maior parte destes trabalhos foram vendidos por um valor simbólico, que será usado para continuarem a praticar as suas habilidades artísticas e dar respostas às questões do regresso às aulas que se aproxima, uma vez que precisam ser potencializadas. De certa forma, esta acção poderá também ajudar economicamente o Centro de Acolhimento que residem.
Fonte: Jornal O País