Na cultura africana tradicional, de transmissão oral, as lições são passadas às novas gerações primordialmente pelo canto e pela dança.
O Documentário sobre Kamatemba da Humpata: Retrato da dança angolana, é inspirado na representatividade folclórica do Kamatemba da Humpata, que é um retrato da cultura Nianeka Humbi em palcos nacionais e internacionais.
O grupo de dança Kamatemba da Humpata foi fundado em 1976, após a independência, é integrado por artistas naturais do município da Humpata, província da Huíla, Angola.
Com Vista a manter a originalidade e a peculiaridade da dança e canção Nyaneka Humbi, as suas apresentações abordam situações do dia a dia – os cuidados que se tem com o gado, a caça, a colheita, as festas com os rituais sagrados da puberdade, e outros eventos de suma importância. Para manter e preservar as tradições, só permitido fazer parte do grupo pessoas que conhecem profundamente as tradições locais.
O Documentário produzido por Luiz Garrido Lisboa, faz uma viagem pelas danças, cantos, vestuário e adereços, pelos instrumentos, seus significados da retrato da cultura Nianeka Humbi, com imagens registradas desde as origens do grupo, até os dias actuais que já está na terceira geração de integrantes.
O Documentário, além de permitir aprofundar conhecimentos ligados a cultura Nianeka Humbi, transmite a enorme dimensão que exercem no resgate e na preservação da cultura Angolana por meio da música e suas mensagens.
Fonte: https://tvbrasil.ebc.com.br/nossalingua/episodio/kamatemba-da-humpata-retrato-da-danca-angolana